Nem sempre seus amigos estarão todos lá e isso não significa que eles não apoiem você.
Quem estava aqui na última carta lembra que em primeira mão contei do desejo certo: haveria uma oficina de pintura em vidro, ainda em maio.
Agora em junho, já a “EU” do futuro, que agora é presente, veio contar: o desejo se fez real. E foi melhor do que o imaginado. Mas como não podia deixar de ser, abraçado sempre de um tanto de medo, uma ansiedade aqui outra ali.. coisas que não se tem tanto controle e tira a gente do prumo. Normal.
Como de tudo me esforço pra tirar aprendizados, decidi compartilhar 3 coisas que a oficina me ensinou e de bônus um erro pra você não copiar:
1) Desejar algo é bom mas só será realmente útil se você colocar isso no papel. Escreva. Anote. Depois monte um quadro de “sonhos” e vá além: elabore pequenos passos necessários pra que isso aconteça. Eu desejei a oficina desde o ano passado, mas só visualizando e planejando ela se fez acontecer.
A realidade só se faz na ação e não agir também traz um resultado.
2) O momento certo nem sempre é o que você planejou (sim, a etapa anterior é fundamental e a flexibilidade de alterá-la também). Fique atento ao que o fluxo da vida te acena. Abrace a oportunidade de fazer AGORA mesmo que não esteja tudo tão “perfeito”.
3) Acredite, o que você deseja vai se alinhar com o pedido de alguém que talvez você nem conheça. As minhas únicas certezas sobre a oficina eram: eu daria meu melhor & a arte é poderosa o suficiente pra acolher quem precisa. Mesmo que eu não vendesse todos os lugares, as pessoas CERTAS estariam lá.
Bônus - erro pra não cometer:
Nem sempre seus amigos estarão todos lá e isso não significa que eles não apoiem você.
Em todas as áreas, acredito eu, mas especialmente quando se empreende, você espera quebrar o estereótipo de: “só meus amigos e parentes não compram de mim”. Infelizmente acontece muitas vezes, de seus amigos não serem seu perfil de cliente e eles não poderem apoiar seu trabalho sempre da mesma forma. Felizmente, pelo menos no meu caso, tenho amigos que já me contrataram e que de alguma forma apoiam o que eu proponho sempre que podem.
Para a oficina, por exemplo, muitos amigos amaram a ideia, mas só duas estavam comigo na primeira edição.
Confesso, não orgulhosa disso, que me chateou esse fato e me questionei o quanto eram reais algumas interações que eu nutria.
Mas esse é um erro pra você não cometer.
Ter uma rede de apoio é importante. E você tem (ou terá). Se concentre nela. Vibre com as pessoas ou até a única pessoa que acredita no que você faz. Comemore as 2 pessoas que estavam com você do início ao fim. E o mais importante: se dê a devida desimportância. Pode ser que um amigo não esteve com você em X momento ou não te apoiou como você queria, simplesmente porque ele não podia. Você também não está sempre por perto. É impossível.
Sim, selecione bem em quem deposita suas expectativas, mas não esqueça que elas são SUAS e ninguém é obrigado a atendê-las sempre. Lembre-se.
Por fim, deixo um convite pra assistir ao episódio 1 desse projeto INCRÍVEL. E se haverá outra? Com certeza eu contarei por aqui primeiro! :)
Fresquinhas
Esse ano, haverão 3 edições do Projeto Arte pra Todos! Que inclusive, terá cara nova e uma identidade fresquinha!
A primeira aconteceu com o mural CORAGEM e a segunda será realizada nos próximos dias, numa cidade em que nunca fizemos nenhum trabalho! Algum palpite?
Até a próxima carta <3
Com carinho, Fabi.
Menina, eu ando tão cheia de coisa p fazer que acabou que seus últimos 3 e-mails ficaram na caixa de mensagem como não lidos, mas deixei-os ali para ler quando pudesse, com c(alma). Enfim, eis que cheguei nele e fiquei reflexiva sobre sua frase: "Nem sempre seus amigos estarão todos lá e isso não significa que eles não apoiem você", pois isso é algo que me chateava muito. O fato de iniciar algum projeto e ver que tinha amigos que pareciam não apoiar (sendo que tantos outros estavam ali apoiando). E as vezes, aqueles amigos talvez só não tinham como fazer mais do que podiam no momento: e está tudo bem. Nem sempre é sobre a gente, né?! De toda forma, fiquei muito feliz com esse seu novo projeto, achei incrível e se tivesse aqui em Anápolis, certamente eu participaria. Boa sorte nos demais projetos também <3